Ferramentas de produtividade: descubra algumas delas!
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Ferramentas digitais para advogados: conheça as melhores para usar no seu escritório

Muitos advogados têm dificuldades para inserir práticas de gestão, marketing, tecnologia e inovação dentro dos escritórios, devido à falta de conhecimento desses processos.

Contudo, nos dias de hoje, existem muitas ferramentas digitais que se pode aplicar ao escritório e ajudar na organização. Além disso, pode ajudar na eficiência e agilidade das suas atividades do dia a dia.

Neste artigo, você conhecerá algumas das principais ferramentas digitais para advogados, como usá-las de maneira que ajude no seu cotidiano.

Antes disso, é importante entender de fato a importância dessas ferramentas digitais no seu escritório.

Qual a importância das ferramentas digitais?

Mudanças no mercado de advocacia têm sido recorrentes, e com isso uma exigência de novas habilidades por parte dos advogados. E hoje não existe o trabalho no meio jurídico sem o auxílio da tecnologia.

Afinal, com a ajuda dela, você pode otimizar seu trabalho, tornando-o mais eficaz e focando em atividades que realmente demandam mais atenção e geram mais resultados para seu negócio. 

Dessa forma, você diminui a sobrecarga de trabalho e consegue treinar sua equipe para um trabalho mais eficiente e pode estabelecer uma cultura de contato com o cliente e uso de estratégias de marketing jurídico.

Isto é, para o advogado ou o escritório de advocacia ter sucesso, o uso de ferramentas digitais é essencial, trazendo esses vários benefícios com um custo menor. 

Então, afinal, quais são essas ferramentas digitais para advogados? A seguir vamos apresentar algumas das principais que você pode utilizar no seu escritório

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Como a tecnologia influencia na advocacia?

Confira a seguir as melhores ferramentas tecnológicas que pode-se aplicar no cotidiano profissional para otimizar a produção jurídica!

1. Zapsign, Clicksign e Contraktor

Três ferramentas que podem ser muito úteis para advogados e escritórios são o Zapsign, Clicksign e Contraktor. As três oferecem o mesmo serviço, o de assinatura digital de documentos.

No Zapsign, a assinatura de documentos pode ser feita de forma fácil, totalmente pelo celular. Já com o Clicksign, você tem a possibilidade de estabelecer para autenticar os documentos com Token, Reconhecimento Facial ou Certificado Digital.

E com o Contraktor, você pode enviar os documentos para o cliente assinar digitalmente e podendo acompanhar todo o processo em tempo real.

Cada um com suas particularidades, as três ferramentas podem otimizar seu tempo de trabalho e deslocamento do seu cliente.

2. Asana

Outra ferramenta digital para advogados é a Asana. Com o objetivo de obter uma melhor gestão de tarefas e produtividade, você pode fazer algo essencial para a execução de um bom trabalho: o compartilhamento de informações entre os colaboradores.

Além de coordenar as tarefas que devem ser realizadas, o Asana ainda possibilita que toda a equipe monitore o progresso das atividades e compartilhe dados importantes para melhorar o trabalho e alcançar metas.  

3. Trello

Com o Trello você também pode melhorar a gestão de tarefas do seu escritório e melhorar a produtividade. Afinal, a ferramenta oferece quadros que servem para organizar as atividades e pode ser útil para trabalho colaborativo.

Além disso, dar para saber várias informações sobre as tarefas, como quem é o colaborador responsável, como está o andamento e informações importantes para execução dos processos. 

4. Airtable

Se você tem problemas com a grande quantidade de dados no seu escritório de advocacia, o Airtable pode te ajudar a reunir informações em tabelas inteligentes, utilizando templates mais visuais.

Assim, você pode fazer integração com outros softwares e montar equipes que terão acesso ao conteúdo. Contudo, alguns recursos só estão disponíveis nos planos de assinatura da plataforma. 

5. Whatsapp Business

Por outro lado, quando o assunto é se comunicar com clientes, e comunicação interna, uma das principais plataformas é o Whatsapp, e neste caso na sua versão Business. 

Dessa forma, ele pode ser usado como canal de comunicação entre o escritório e os clientes para apresentar serviços ou responder dúvidas e outros.

Entre seus diversos recursos, o Whatsapp Business te permite inserir dados de funcionamento da empresa, classificar os clientes em etiquetas e usar respostas padronizadas.

Além disso, você ainda pode compartilhar arquivos com documentos ou fotos importantes.  

6. Miro

Uma ferramenta que pode ser bem útil em reuniões, por exemplo, é o Miro. Ele funciona como um quadro branco digital, existem vários templates visuais que podem ser usados para você organizar ideias e projetos, de forma intuitiva e visual.

Você pode usá-lo em reuniões para organizar as discussões e sugestões, em substituição do papel ou quadro físico. E ainda é possível compartilhar o quadro com outros membros e clientes. 

7. Google Docs e Planilhas Google

Se você quer organizar documentos e planilhas, e compartilhar entre os outros colaboradores, os serviços Google Docs e Planilhas Google são úteis e gratuitos.

Com o Docs, você pode criar, editar e visualizar documentos com muita agilidade. Além disso, você pode compartilhar entre diferentes usuários e ainda pode ver todo o histórico de elaboração do trabalho.

Já com o Planilhas, você pode elaborar planilhas de forma simples e de forma automatizada. E como já dito, pode fazer isso com a colaboração de sua equipe.

8. WordPress

Criar um blog pode ser essencial para o crescimento do seu escritório e dos seus serviços, e para te ajudar nisso existe o WordPress. Com ele você pode criar seu site jurídico de forma simples e descomplicada.

 A ferramenta possibilita criar e publicar textos, com auxílio de imagens e vídeos. Ele é fundamental para o advogado que quer investir em estratégias de marketing digital. 

9. Canva

E como última das ferramentas digitais para advogados temos o Canva. Se você deseja criar posts para redes sociais ou apresentação de slides e não sabe como, o Canva oferece muitos templates prontos.

A ferramenta pode te ajudar em suas estratégias de marketing. E não é necessário ter noções avançadas de design para usar a plataforma. Ela ainda permite salvar os arquivos em formatos diversos e compartilhar direto nas redes.

Em conclusão, existem diversas ferramentas digitais que poderiam ser citadas aqui. O importante é saber que você pode sempre otimizar seu trabalho e torná-lo mais simples e eficaz.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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