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Marketing Jurídico Digital

Marketing jurídico: o que é permitido fazer e como aplicar?

Existem diversas dicas de marketing jurídico que podem melhorar as estratégias que o seu escritório utiliza para atrair possíveis clientes e aumentar a exposição na internet. 

Embora haja certas restrições, a verdade é que elas não atrapalham, visto que há um mar de possibilidades para os profissionais que sabem como tirar proveito das práticas permitidas.

Quem já realiza estratégias de publicidade sabe que é fundamental monitorá-las, testar novas alternativas e ficar atento às mudanças em relação a isso. Por isso, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber antes de colocar em prática o marketing jurídico do seu escritório!

O que é marketing jurídico?

Em resumo, marketing jurídico é o termo que se refere à tática de marketing para fortalecer a imagem de advogados e escritórios de advocacia sem ferir o Código de Ética. Em outras palavras, é o marketing voltado especificamente para o segmento jurídico.

Trata-se de um método bastante importante para que os profissionais consigam se destacar perante a concorrência e atrair novos clientes. Ademais, é peça-chave para aumentar a exposição no mercado e posicionar o negócio como uma autoridade na área.

O marketing jurídico deve estar presente desde o planejamento do negócio até a aplicação das estratégias de publicidade. Contudo, para ter resultados efetivos, é preciso alinhar as ações desejadas com os objetivos do escritório. 

É permitido marketing jurídico?

Sim, o marketing jurídico é permitido, mas precisa seguir as normas estabelecidas pelo Provimento nº 205/2021 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esse provimento regulamenta o marketing para advogados, buscando permitir uma divulgação ética, informativa e educativa. Ele atualizou as diretrizes do Código de Ética da OAB para se adequar às novas formas de comunicação digital, como redes sociais, blogs e sites.

O Provimento 205/2021 trouxe maior flexibilidade ao marketing jurídico, reconhecendo a importância da presença digital dos advogados. Agora, profissionais podem divulgar conteúdo jurídico informativo em redes sociais, criar sites e compartilhar materiais educativos com o público. Contudo, a norma proíbe abordagens comerciais agressivas, a promessa de resultados e o uso de estratégias sensacionalistas.

Portanto, a ideia central é permitir que os advogados informem e eduquem o público sobre questões jurídicas sem recorrer a práticas que possam comprometer a imagem e a ética da profissão.

Que tipo de marketing o advogado pode fazer?

Os advogados podem adotar estratégias de marketing que priorizem a criação de conteúdo educativo, informativo e relevante para o público, respeitando as normas da OAB. Portanto, é possível publicar artigos, blog posts, vídeos e posts nas redes sociais com o objetivo de esclarecer temas jurídicos e informar a sociedade.

Entretanto, é importante que os conteúdos não tenham promessas de resultados ou abordagens sensacionalistas. 

Além disso, os advogados podem participar como palestrantes em eventos jurídicos e, assim, reforçar sua autoridade e especialização em determinadas áreas do direito. Logo, os tipos de marketing são: 

  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketing Digital;
  • Marketing Offline;
  • Marketing de Relacionamento.

Qual a importância do marketing jurídico?

De modo geral, o marketing jurídico é importante para ajudar advogados a se destacarem e alcançarem seu público de forma ética e profissional. Isso porque possibilita que os profissionais do Direito e escritórios estabeleçam sua autoridade, criem uma imagem de confiabilidade e transmitam credibilidade. 

Além disso, ao fornecer conteúdo relevante e educativo, os advogados conseguem esclarecer dúvidas comuns da população sobre temas legais. Consequentemente, uma ação que contribui para a conscientização do público sobre seus direitos e deveres.

O que é permitido no marketing jurídico?

A princípio, muitos profissionais pensam que o marketing voltado para advogados e escritórios de advocacia é muito limitado. De fato, existem restrições que todos precisam observar para não ter problemas com a OAB.

Contudo, ao estudar a fundo o assunto, percebe-se que essas restrições não prejudicam o advogado, visto que existem diversas possibilidades de utilizar o marketing jurídico para atrair clientes e aumentar o brand-awareness do escritório

Existem estratégias permitidas tanto no marketing tradicional quanto no digital. Contudo, é neste último que existem as melhores possibilidades de conseguir resultados surpreendentes. 

Como a internet é o principal meio utilizado para encontrar produtos e serviços, veja abaixo algumas práticas permitidas de marketing jurídico digital! 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia mais utilizada por empresas dos mais diversos segmentos do mercado. Basicamente, consiste em entregar conteúdos de valor para o público, com o objetivo de educá-lo sobre os assuntos relacionados a sua área de atuação.

Dentre as diversas possibilidades, os artigos nos blogs jurídicos são os mais comuns. Contudo, os advogados podem também entregar postagens curtas nas redes sociais e vídeos em um canal no YouTube ou no TikTok, por exemplo.

Entrevistas

As entrevistas em veículos de mídia tradicional, como jornais, rádio e televisão já ocorrem e são totalmente permitidas. Contudo, essas mesmas entrevistas também podem acontecer em canais no YouTube, blogs, programas de podcast, dentre outros meios que surgiram e ainda surgem no mundo virtual.

Divulgação de eventos

Essa estratégia é muito pouco utilizada. Os advogados podem usar o blog ou as redes sociais, por exemplo, para divulgar a sua participação em eventos, palestras, seminários e workshops, dentre outros compromissos semelhantes. 

Seja como palestrante ou ouvinte, divulgar esses tipos de conteúdo contribuem para gerar conexão com o público, fazer networking e demonstrar que você e sua equipe se preocupam em se atualizar e aprimorar os seus conhecimentos.

Currículo e informações do escritório

Os profissionais e escritórios de advocacia podem disponibilizar o currículo de cada membro da equipe no site, bem como informações do escritório, como: missão, visão e valores, história, dentre outras. Isso ajuda o público a conhecer melhor os profissionais e o negócio como um todo. 

Anúncios e tráfego pago

Por fim, os advogados podem realizar anúncios nas redes sociais, desde que tenham o cuidado para não configurar captação de clientela e mercantilização da advocacia. 

Ademais, é possível impulsionar conteúdos, isto é, pagar para que o Google ou as redes sociais mostrem algum post específico para um maior número de pessoas. 

É proibido advogado fazer propaganda?

Não é proibido, mas o advogado deve seguir regras específicas. De acordo com o Provimento nº 205/2021 da OAB, a publicidade dos serviços jurídicos é permitida, desde que respeite princípios éticos. No entanto, existem situações em que a propaganda é proibida, como:

O quê advogado não pode divulgar?

O advogado não pode divulgar informações que comprometam a ética profissional e a confidencialidade do cliente. Especificamente, é proibido divulgar informações que identifiquem clientes sem consentimento, respeitando o sigilo profissional.

Além disso, não se pode expor detalhes de processos ou resultados de casos anteriores que possam revelar a identidade de clientes ou comprometer sua privacidade. Assim como divulgar ou promover serviços que impliquem na prática de atos ilegais ou antiéticos é estritamente vedado.

Essas restrições existem para proteger a integridade da profissão e garantir que a advocacia mantenha sua credibilidade e respeito no âmbito social. A publicidade deve ser informativa, educativa e voltada para a promoção do conhecimento jurídico, evitando a mercantilização da profissão.

Quais as vantagens do marketing jurídico?

O marketing jurídico oferece diversas vantagens para advogados e escritórios de advocacia. As principais incluem:

  • Aumento da visibilidade: a divulgação adequada aumenta a presença do advogado ou escritório no mercado, atraindo potenciais clientes;
  • Construção de autoridade: a produção de conteúdo relevante e informativo posiciona o advogado como uma referência em sua área de atuação;
  • Geração de leads qualificados: estratégias de marketing digital ajudam a atrair clientes que realmente necessitam dos serviços oferecidos, resultando em leads mais qualificados;
  • Fortalecimento da relação com clientes: o marketing de relacionamento permite um contato mais próximo com clientes e potenciais clientes, aumentando a fidelização;
  • Educação do público: publicar conteúdos informativos contribui para o esclarecimento de dúvidas jurídicas, aumentando a conscientização sobre direitos e deveres;
  • Diferenciação no mercado: um bom marketing jurídico ajuda a destacar o advogado ou escritório em um mercado competitivo, evidenciando suas competências e valores.

Quais são os principais desafios enfrentados pelo marketing jurídico?

Embora o marketing jurídico ofereça várias vantagens, também apresenta desafios significativos. Os principais incluem:

  • Restrições éticas: a necessidade de seguir rigorosas diretrizes éticas pode limitar as opções de marketing e a forma como os serviços são promovidos;
  • Concorrência acirrada: o setor jurídico é altamente competitivo, tornando mais difícil se destacar entre tantos profissionais e escritórios;
  • Mudanças nas tecnologias: manter-se atualizado sobre as novas ferramentas e plataformas de marketing digital exige tempo e investimento constante;
  • Produção de conteúdo relevante: criar conteúdo informativo e de qualidade que ressoe com o público pode ser desafiador e demanda habilidades específicas;
  • Medir resultados: avaliar a eficácia das estratégias de marketing pode ser complicado, especialmente em termos de retorno sobre investimento (ROI);
  • Construção de confiança: ganhar a confiança do público e converter leads em clientes efetivos requer tempo e uma abordagem cuidadosa.

Como fazer um bom marketing jurídico?

Realizar um marketing jurídico eficaz envolve uma série de estratégias bem definidas e alinhadas aos princípios éticos da profissão. Confira abaixo os principais passos para obter sucesso nesse objetivo.

Defina o público-alvo

Identifique quem são seus clientes ideais. Isso pode incluir segmentações por área de atuação (ex.: direito de família, direito penal, direito empresarial), demografia, localização geográfica e necessidades específicas. Conhecer seu público ajuda a criar campanhas mais direcionadas e eficazes.

Estabeleça os objetivos

Defina metas claras e mensuráveis para suas atividades de marketing. Isso pode incluir aumentar a visibilidade do escritório, gerar um número específico de leads, melhorar o engajamento nas redes sociais ou aumentar as consultas agendadas. Ter objetivos bem definidos ajuda a direcionar esforços e avaliar resultados.

Crie conteúdo de valor

Produza conteúdo relevante que responda a perguntas frequentes do seu público-alvo e que eduque sobre temas jurídicos. Isso pode incluir artigos de blog, vídeos explicativos, infográficos e posts nas redes sociais. O conteúdo deve ser informativo, evitando promessas de resultados e respeitando as diretrizes éticas.

Otimize o site para os mecanismos de buscas (SEO)

Certifique-se de que o site do escritório esteja otimizado para SEO, para que ele apareça nas primeiras posições dos resultados de busca. Utilize palavras-chave relevantes, crie meta descrições atraentes e melhore a velocidade de carregamento do site. Isso ajuda a aumentar o tráfego e a visibilidade online.

Use as redes sociais

Utilize plataformas de redes sociais para compartilhar conteúdo, interagir com o público e promover serviços de maneira ética. Mantenha uma presença ativa e envolvente em redes como LinkedIn, Facebook e Instagram, compartilhando insights e respondendo a perguntas.

Invista em e-mail marketing

Utilize campanhas de e-mail marketing para manter contato com clientes e leads. Envie newsletters com conteúdo informativo, atualizações sobre o escritório e dicas jurídicas. Personalize as mensagens para aumentar o engajamento.

Construa relacionamentos

Foque em construir e manter relacionamentos com clientes e colegas de profissão. Participe de eventos, ofereça webinars e participe de associações de classe. O networking é fundamental para a criação de uma reputação sólida e para a obtenção de referências.

Meça os resultados

Acompanhe e analise os resultados das suas estratégias de marketing. Utilize ferramentas de análise de dados para avaliar o desempenho de campanhas, entender o comportamento do público e ajustar suas abordagens conforme necessário.

Respeite o Código de Ética da OAB

Sempre mantenha a ética profissional em mente ao desenvolver suas estratégias de marketing. Respeite as diretrizes estabelecidas pela OAB e evite práticas que possam comprometer a imagem da advocacia ou a confiança do público.

9 dicas de marketing jurídico para aplicar na prática!

Agora que você tem clareza das ações permitidas e quais são as práticas proibidas, é o momento de conferir algumas dicas de marketing jurídico que podem melhorar as suas estratégias e trazer ainda mais resultados. Confira-as abaixo!

1.Melhore o seu site

O site é como se fosse a porta de entrada do seu escritório na internet. Por isso, ele precisa ser atraente e simples de navegar. Logo, é importante investir em um site organizado, que permita que o internauta encontre facilmente as informações que precisa. 

Ademais, lembre-se que ele deve transparecer profissionalismo. Certifique-se também de que ele é responsivo, isto é, que seja possível vê-lo em dispositivos móveis.

2.Crie um blog

Alguns escritórios de advocacia ainda insistem em ter apenas o site e não compreendem a importância de ter um blog.

O blog é fundamental para entregar conteúdos educativos e informativos para o público. Ele contribui para que o site do escritório seja mais facilmente encontrado pelos usuários na internet. 

Isso porque as pessoas utilizam os mecanismos de busca para pesquisar sobre produtos, serviços e conteúdos que tirem as suas dúvidas e resolvam os seus problemas. Por isso, é importante criar e mantê-lo atualizado com conteúdos de valor. 

Para fortalecer ainda mais a estratégia de conteúdo, alguns profissionais também escrevem em outros portais, como: JusBrasil e Medium, dentre outros. 

3. Foque em uma estratégia de conteúdo eficiente

Essa é uma das dicas de marketing jurídico mais importante desse artigo. Para ser eficiente, é essencial que a estratégia de conteúdo seja muito bem planejada.

Isso significa que, além de fazer uma excelente pesquisa de palavras-chave, você precisa definir um calendário editorial, a frequência de postagens e identificar as plataformas que divulgará o seu conteúdo. Quanto melhor a sua presença na internet, maiores as chances de atrair mais clientes.

4.Esteja nas redes sociais em que o seu público está

Outra das principais dicas de marketing jurídico para fazer a estratégia ser ainda mais eficiente. As redes sociais são essenciais para uma estratégia de conteúdo. Por isso, somente o blog não basta, visto que as mídias contribuem para aumentar a sua exposição na internet e fazer o seu conteúdo chegar a um público maior.

A grande maioria acaba fazendo um perfil e criando postagens nas principais redes sociais, como o Instagram. Embora essa ideia seja interessante, é essencial também ter presença nas redes sociais que o seu público-alvo está. Isso porque, nem sempre ele está nas redes sociais mais “badaladas”.

Por exemplo, se o seu público-alvo tem uma idade mais avançada, o Facebook pode ser a melhor mídia para entregar conteúdo e se relacionar. Contudo, se é mais jovem, como os da geração Z, o TikTok pode ser a melhor rede. Pesquise, entenda o seu público e foque nas redes que ele mais utiliza. 

5.Capriche no SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é essencial para que o seu blog fique bem posicionado no Google, que é o mecanismo de busca mais utilizado mundialmente. 

Enquanto que o SEO on-page é importante para otimizar os artigos que são publicados no blog, o SEO off-page é primordial para manter o blog e o site bem posicionado. Nem sempre esse trabalho é simples de fazer, principalmente quando se trata do SEO off-page. 

Por isso, o ideal é contar com profissionais especialistas para manter o seu site e o seu blog em ordem. Lembre-se que o SEO precisa ser avaliado frequentemente e é primordial para o seu site e blog serem ranqueados. 

6.Aplique o email marketing

Essa é uma das dicas de marketing jurídico mais eficientes e que costuma ser pouco usada por advogados e escritórios de advocacia.

O email marketing é uma prática que pode fortalecer o relacionamento com os leitores do seu blog. Ao contrário deste último, em que pessoas podem acessar para ler os artigos a todo momento, o email deve ser usado apenas para se comunicar com os usuários que desejam receber conteúdos de você.

Em outros segmentos do mercado, essa é a estratégia que mais costuma trazer vendas. Logo, se bem aplicada, pode ser que ajude a atrair ainda mais clientes para fechar contratos.

7.Diversifique nos formatos de conteúdo 

Os conteúdos escritos geralmente são os mais produzidos por advogados e escritórios de advocacia que realizam estratégias de marketing, seja no blog ou nas redes sociais.

Contudo, diversificar os formatos pode fazer a sua mensagem ser encontrada por um maior número de pessoas. Logo, comece a analisar a possibilidade de reutilizar as suas postagens e os seus artigos para criar conteúdos em outros formatos, como vídeo e áudio. 

Muitos negócios já fazem isso. Além de possibilitar que o seu escritório tenha presença em mais espaços, mais pessoas podem conhecê-lo. 

8.Use o tráfego pago com sabedoria

Essa é uma das dicas de marketing jurídico mais importantes. Logo, tenha muita atenção em relação a ela.

Um grande erro de muitos escritórios de advocacia é utilizar o tráfego pago e os anúncios sem ter um objetivo. Assim, dificilmente conseguem ter bons resultados e apenas perdem tempo e dinheiro. 

Os erros mais comuns são: fazer anúncios sem delimitar bem o público-alvo, impulsionar qualquer tipo de conteúdo, dentre outros. O tráfego pago deve ser usado de forma estratégica, e não por qualquer motivo.

Diante disso, além de saber direcionar o anúncio do escritório ou de um conteúdo para o público certo, é preciso saber o que impulsionar. Ou seja, em vez de impulsionar toda e qualquer postagem que criar, impulsione aquelas que mais tem chances de atrair clientes para o serviço que mais deseja oferecer.

Por exemplo, se o seu escritório atende em Direito de Família e Sucessões e deseja oferecer mais planejamentos sucessórios, não adianta anunciar todos os artigos do blog. Em vez disso, você pode impulsionar aqueles mais de fundo de funil sobre esse serviço específico.

9. Faça parcerias com outros escritórios

Essa é uma das dicas de marketing jurídico menos comentadas, mas que pode ajudar muito o seu negócio. 

Imagine que você atenda apenas em Direito Previdenciário e tem um colega que é advogado trabalhista. Embora o seu escritório não atenda às demandas do Direito do Trabalho, existem questões trabalhistas que podem interessar a sua persona.

Desse modo, você pode, por exemplo, chamar o seu amigo para fazer um vídeo no seu canal respondendo as dúvidas de Direito do Trabalho que você recebe e impactam o Direito Previdenciário.

Fazer parcerias com outros advogados, inclusive para realizar algumas ações de marketing, pode ser muito vantajoso. Além de ajudar a sua audiência, ambos podem se tornar conhecidos por mais pessoas. 

Como a ADVBOX pode ajudar advogados e escritórios de advocacia com marketing jurídico?

A ADVBOX é uma plataforma de software jurídico que oferece uma gama de soluções projetadas para auxiliar advogados e escritórios de advocacia na gestão de suas operações e na promoção de seus serviços. 

Sendo assim, a plataforma permite que os escritórios gerenciem informações de clientes e casos de forma organizada. Com isso, é possível melhorar o atendimento ao cliente e personalizar as interações, aumentando a satisfação e a fidelidade.

Essas funcionalidades tornam a ADVBOX uma ferramenta poderosa para advogados que buscam não apenas otimizar suas operações, mas também expandir sua presença de mercado e atrair novos clientes.

Conclusão

O marketing jurídico é essencial para advogados e escritórios de advocacia que desejam se destacar em um mercado competitivo. Com a ajuda da ADVBOX, é possível implementar estratégias eficazes que não apenas aumentam a visibilidade, mas também fortalecem a reputação e a confiança dos clientes. 

A automação, a criação de conteúdo, o gerenciamento de redes sociais e a análise de resultados são apenas algumas das maneiras que pode transformar a abordagem de marketing dos profissionais do direito, tornando-a mais eficiente e orientada para resultados. 

Investir em marketing jurídico com ferramentas adequadas é um passo importante para o crescimento e o sucesso de qualquer escritório de advocacia.

TRIAL
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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