Investimento em Marketing Jurídico, como definir valores?
Marketing Jurídico Digital

Como definir valores de investimento em Marketing Digital?

Se você é advogado, gestor de um escritório de advocacia ou atua no mercado jurídico de alguma outra forma, já deve ter ouvido, ou até mesmo lido, a respeito sobre os benefícios de se fazer um bom investimento em marketing digital para o seu escritório.

No mercado jurídico, assim como em todas as outras áreas, um marketing bem feito e direcionado ao público correto pode trazer ótimos resultados ao seu trabalho, principalmente com a atração de novos clientes e consequente aumento nos rendimentos.

Produzir conteúdo de qualidade sobre informações referentes à sua área de atuação é o primeiro passo para um Marketing de Conteúdo efetivo. Com isso, muito em breve, seu escritório poderá aproveitar os benefícios trazidos por essa estratégia.

Além disso, estudar estratégias de SEO também irão ajudar no rankeamento do seu conteúdo e, consequentemente, no engajamento do público. O cálculo é simples: bom rankeamento + engajamento = Marketing de Conteúdo efetivo.

O que é investimento em Marketing?

Podemos entender que o investimento em marketing corresponde ao montante financeiro destinado às estratégias em marketing.

Um conceito que pode parecer simples à primeira vista. No entanto, nem todo profissional jurídico é um especialista em marketing, o que torna difícil a compreensão sobre total sobre o assunto.

Essa é uma situação totalmente compreensível, afinal esse não é um assunto abordado durante as faculdades brasileiras de Direito.

Dessa forma, podemos entender que esse tema faz parte do cabedal de conhecimentos que precisam ser adquiridos por conta própria conforme o profissional jurídico ganha experiência na sua profissão.

É provável que você se sinta como um integrante do grupo citado acima, mas não é preciso se preocupar.

Caso você não se sinta totalmente preparado para se dedicar de forma tão aprofundada no tema e pretende estabelecer metas de crescimento para o seu escritório, irá precisar fazer investimentos no setor de marketing.

O mesmo ocorre se você vivenciou um crescimento rápido e considerável no seu escritório em função de uma estratégia de marketing iniciado por conta própria. Afinal, é preciso entender o que está sendo feito para que surta efeito prolongado.

Ou seja, chegará o momento em que você terá que tomar uma atitude, seja para pagar alguém qualificado para produzir os conteúdos para você ou então para contratar alguém para fazer o direcionamento correto do seu conteúdo na web.

Como investir em marketing?

O primeiro passo, antes mesmo de pensar no investimento que será realizado, é ter em mente qual o objetivo principal a ser atingido pelo seu setor de marketing.

Você deseja aumentar sua carteira de clientes ou prospectar clientes cujas causas tragam honorários mais volumosos?

Saber para onde se quer ir é fundamental para decidir qual caminho será trilhado. Após saber bem o que você pretende ao elaborar uma estratégia de marketing, siga as dicas valiosas listadas a seguir para alcançar o sucesso almejado.

1. Organize o financeiro do seu escritório

Essa é uma dica valiosa para qualquer medida tomada com relação ao seu escritório. Afinal, um financeiro que não está organizado tende a impedir a própria manutenção das suas atividades jurídicas.

Portanto, gaste algum tempo e energia a fim de dar atenção exclusiva à organização do financeiro do seu escritório. Dessa maneira, você terá liberdade para elaborar estratégias efetivas sem precisar se preocupar com contenção de despesas que possam afetá-las.

O ideal é que seu escritório conte com algum sistema de controle das receitas e despesas que possui.

Desse modo, você terá a capacidade de realizar uma análise correta do que seu escritório tem disponível em caixa para um investimento em marketing jurídico que realmente faça a diferença.

2. Defina quanto pode e quer investir

Após realizar a organização do financeiro do seu escritório, é chegada a hora de dar o próximo passo.

Para que seu financeira permaneça estável e organizado é preciso definir de antemão quanto seu escritório pode e quanto quer investir na estratégia de marketing que foi definida anteriormente.

É interessante perceber que são duas questões disteintas.

Ou seja, primeiramente é necessário analisar as finanças do escritório para saber quanto do valor total que há no caixa pode ser redirecionado para o setor de marketing sem que essa ação afete o andamento das demais atribuições do escritório.

Isso é fundamental! Não faz sentido destinar todo o valor disponível em caixa para o marketing acreditando em retorno direto, pois nem sempre ele acontece na velocidade desejada.

Posteriormente, cabe a você, ou então ao gestor do escritório, definir qual o valor é adequado para que a a estratégia definida funcione de maneira adequada. Em outras palavras, é precisar gastar de forma consciente, mas economizar muito também pode se mostrar um revés muito indesejado.

Manual de setro comercial em escritórios de advocacia
Investimento em Marketing Jurídico.

3. Escolha a equipe de marketing

Um aspecto muito importante e que muitas vezes é ignorado por gestores de escritórios de advocacia é a importância de uma equipe especializada em marketing. Essa equipe pode ser até formada pelos membros do escritório, mas eles precisam estudar o assunto.

A área de marketing está cada vez mais especializada. Dessa maneira, não é possível acreditar que qualquer pessoa pode ter sucesso sem um mínimo de conhecimento anterior.

Ou seja, ao estruturar a definição orçamentária é preciso incluir uma parcela financeira que será destinada exclusivamente para a montagem da equipe.

Com tudo bem definido será mais simples determinar aspectos fundamentais para o sucesso de sua estratégia de marketing, como:

  • Qual equipe você poderá contratar para fomentar a sua visibilidade no mercado jurídico;
  • Em quais estratégias de marketing seu escritório poderá aplicar os maiores valores;
  • Se poderá ou não investir em anúncios em redes sociais para atrair mais visitantes para o site do seu escritório;
  • Em que ponto estará o equilíbrio entre os recursos que se tem disponíveis e o que se almeja com a estratégia de marketing definida pela equipe do escritório.

4. Defina o público que deseja atingir

Uma das principais características das campanhas de marketing de sucesso é o direcionamento correto para o público almejado.

Uma estratégia muito ampla gasta muito dinheiro e não é capaz de alcançar os resultados almejados. Ou seja, é uma péssima escolha.

Mas para ser capaz de identificar o seu público, seu escritório precisa das ferramentas adequadas de mensuração e identificação. Softwares jurídicos ou CRM’s especializados são capazes de trazer as métricas necessárias para isso.

Portanto, é muito interessante que sua equipe conte com algum sistema desse tipo.

Saber a faixa etária dos seus clientes, no que trabalham, qual seu rendimento e o tipo de causa que os mobiliza é essencial e fará seu rendimento render muito mais.

Assim sendo, é um ótimo investimento e deve entrar no planejamento orçamentário.

Investimento em marketing

5. Analise os resultados

Também é muito importante que você busque meios de medir se o seu investimento em marketing está tendo o retorno desejado. Não tem certeza de como você pode fazer isso?

Uma opção é que você tenha um meio de verificar qual é a origem dos cadastros de novos clientes, se através de pesquisa no Google, redes sociais, blog ou site do escritório, e depois medir qual a origem foi mais rentável.

Inclusive, dessa forma você poderá decidir em quais meios seguirá ou não investindo.

Com essas dicas, ficará muito mais fácil para você investir em um marketing de qualidade e que trará ainda mais rendimentos e clientes para o seu escritório.

Tudo de uma forma organizada e fazendo seu dinheiro valer muito mais.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

Mulher olhando para frente e letreiro do CRMBOX
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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