No cenário atual, investir em marketing na advocacia, é fundamental para se destacar e atrair novos clientes, principalmente na internet.
Por isso, se você é um advogado ou profissional do Direito em busca de diferenciais para o seu escritório, este conteúdo pode ajudá-lo.
Veja as vantagens de usar o marketing na sua área de atuação, com dicas práticas e fáceis de aplicar na sua rotina. Leia e confira!
O que é investir em marketing?
No contexto da advocacia, o investimento em marketing envolve a aplicação de estratégias para promover a marca pessoal do advogado, do escritório e serviços jurídicos.
Desse modo, é necessário destinar recursos, como tempo e dinheiro, visando aumentar a visibilidade e atrair potenciais clientes.
Por isso, não se trata apenas de publicidade, mas também de construir uma reputação sólida, criar relacionamentos duradouros e comunicar o valor que você oferece.
Além disso, é importante ressaltar que o marketing jurídico está sujeito a algumas restrições e regulamentações específicas. Adiante, falaremos um pouco sobre o tema.
É permitido o marketing jurídico?
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possui diretrizes éticas que devem ser seguidas pelos advogados e escritórios de advocacia ao promoverem seus serviços.
Antes de investir no marketing jurídico, é recomendado buscar orientações para garantir a conformidade com as regras estabelecidas, que possuem restrições como:
- Propaganda limitada: a publicidade para escritórios de advocacia deve ser realizada de maneira moderada e informativa, sem sensacionalismo e falsas promessas como garantias de resultado;
- Sigilo e confidencialidade: os profissionais que atuam no Direito devem respeitar o sigilo profissional e proteger a privacidade dos clientes;
- Ética e responsabilidade: é importante evitar práticas que possam comprometer a reputação da profissão ou violar os princípios éticos estabelecidos no Provimento 205/2021;
- Informações claras e precisas: todas as campanhas de marketing na advocacia devem ser objetivas e evitar informações exageradas sobre a experiência ou resultados do escritório.
Além disso, contar com softwares especializados em marketing jurídico, acelera a prospecção do seu setor comercial.
Como investir em marketing?
É notável que o marketing pode impulsionar o crescimento profissional na área de Direito, incluindo os advogados e os escritórios de advocacia.
Confira 5 dicas para fazer isso de maneira eficaz, visando o lado comercial, porém mantendo a ética necessária.
1. Defina seus objetivos
Antes de começar a investir no marketing jurídico, é fundamental estabelecer metas claras e realistas para acompanhar o seu desempenho.
Sendo assim, se pergunte o que você deseja alcançar e como isso se relaciona com os objetivos do seu escritório de advocacia. Veja algumas ideias:
- Atrair mais clientes?
- Aumentar o reconhecimento do seu escritório?
- Fortalecer sua autoridade na área?
Em suma, entender isso e definir metas específicas ajudará a orientar suas estratégias, assim como medir o êxito das suas iniciativas de marketing.
Dessa forma, é importante que suas metas sejam mensuráveis e com prazos definidos, para você avaliar o progresso e fazer ajustes conforme necessário.
2. Conheça seu público-alvo
Você sabia que entender quem são seus clientes ideais é essencial para obter resultados eficazes com o marketing?
Dessa maneira, faça uma pesquisa para descobrir quem são eles e onde você pode encontrá-los, pois isso ajudará a direcionar suas estratégias e recursos.
Ao conhecer profundamente seu público-alvo, você será capaz de direcionar suas mensagens e escolher os canais de comunicação mais adequados para alcançá-los.
Sendo assim, realize pesquisas para identificar seus principais desafios, necessidades e motivações ao buscar serviços jurídicos,
Por exemplo, digamos que o seu escritório de advocacia atenda principalmente empresas do setor de tecnologia.
Então, você pode concentrar seus esforços de marketing em blogs especializados, eventos do setor e redes sociais voltadas para essa audiência específica.
3. Desenvolva uma estratégia de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma abordagem poderosa para advogados que desejam estabelecer sua autoridade, fornecer informações valiosas e atrair potenciais clientes.
Desse modo, crie um blog no seu site e produza conteúdo relevante, informativo e de qualidade que responda às perguntas e necessidades do seu público-alvo.
Além de artigos no blog, você pode explorar outros formatos de conteúdo, como vídeos, podcasts, infográficos e e-books.
Afinal, diversificar os formatos ajuda a conquistar diferentes tipos de público e a manter o engajamento.
4. Utilize as redes sociais
Atualmente as redes sociais são plataformas valiosas para se conectar com seu público-alvo, ampliar sua visibilidade e promover seus serviços jurídicos.
Por isso, identifique as mais relevantes para o seu escritório construir relacionamentos sólidos e só então crie uma presença estratégica. Sendo assim:
- Compartilhe conteúdo interessante;
- Participe de discussões relevantes;
- Forneça informações úteis para seu público;
- Responda perguntas e interaja com seguidores.
Também é possível investir em tráfego pago nesses canais, impulsionando postagens no Facebook, Instagram e LinkedIn Ads por exemplo.
5. Invista em SEO para aparecer nas buscas online
A otimização para mecanismos de busca (SEO) é fundamental para aumentar a visibilidade do seu site ou blog de advocacia nos resultados de pesquisa.
Afinal, aparecer nos resultados do Google e outros buscadores é importante para atrair clientes. Por isso, use o SEO para garantir que será encontrado na internet:
- Realize pesquisas de palavras-chave relevantes para o seu nicho de atuação e incorpore-as estrategicamente em seu conteúdo;
- Melhore a velocidade do seu site;
- Garanta que ele seja compatível com dispositivos móveis.
O SEO é uma ótima ferramenta para investir no marketing sem gastar muito, mas também exige monitoramento para conseguir melhores posicionamentos nas buscas orgânicas.
Qual o valor ideal para investir em marketing?
Assim como ocorre em outras áreas, determinar o valor ideal e um orçamento para investir em marketing na advocacia é um desafio, pois depende de vários fatores, como:
- Tamanho do escritório;
- Área de atuação;
- Objetivos estabelecidos;
- Orçamento disponível.
No contexto dos escritórios, é importante levar em conta a crescente digitalização dos serviços e adoção de tecnologias na advocacia.
Então, o valor ideal é individual, mas a consistência e a frequência das ações de marketing são essenciais para obter resultados consistentes e sustentáveis, em um processo contínuo e estratégico.
Por isso, é um ótimo investimento usar ferramentas completas como o ADVBOX CRM, um sistema de gerenciamento de atendimento aos clientes antes e depois do fechamento de contrato de honorários.
1. Lei de Nielsen marketing: como aplicar na advocacia?
Em linhas gerais, a Lei de Nielsen afirma que uma empresa precisa investir em ações de marketing, a mesma proporção de mercado que deseja conquistar.
No âmbito da advocacia, isso significa que se um escritório almeja alcançar 20% mais clientes, por exemplo, deve investir essa porcentagem do orçamento em marketing.
Desse modo, independente do porte do escritório, é possível considerar tecnologias de automação e gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
Além disso, vale mesclar com estratégias de baixo ou nenhum custo, como o marketing de conteúdo, redes sociais e networking na comunidade jurídica local.
Afinal, os profissionais do Direito que destinam recursos à inovação e estratégias de marketing digital certamente têm mais oportunidades de se destacar, não é mesmo?
Qual a vantagem em investir em marketing?
De uma forma geral, o marketing oferece várias vantagens para escritórios de advocacia, como por exemplo:
- Aumento da visibilidade: o seu escritório será encontrado mais facilmente quando as pessoas procurarem por serviços jurídicos;
- Leads qualificados: o investimento em marketing permite atrair pessoas que estão interessadas nos serviços que você oferece, aumentando a possibilidade de convertê-las em clientes;
- Fortalecimento da reputação: ao fornecer conteúdo relevante, educar seu público-alvo e oferecer serviços de qualidade, você estabelece autoridade e confiança no mercado jurídico;
- Diferenciais vantajosos: ao promover seu escritório de forma eficaz, você consegue chamar mais atenção e transmitir uma imagem de confiabilidade e experiência aos potenciais clientes.
Sendo assim, comece hoje mesmo a investir em marketing e colha os benefícios de uma presença mais sólida para você e/ou seu escritório de advocacia. Afinal, a chave para o sucesso está na consistência, monitoramento dos resultados e ajustes nas estratégias ao longo do tempo.
Além disso, para potencializar ainda mais os frutos positivos e otimizar a gestão do relacionamento com os clientes, é altamente recomendável utilizar uma ferramenta especializada como o ADVBOX CRM.
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