Marketing digital para advogados
Marketing Jurídico Digital

Marketing digital para advogados: entenda como aplicar na prática!

Entender sobre marketing digital para advogados é indispensável para construir uma carreira e um negócio promissor. Atualmente, nenhum profissional sobrevive sem isso, e na advocacia isso não seria diferente.

Ao contrário do que muitos imaginam, é perfeitamente possível realizar estratégias de publicidade na advocacia, mesmo que haja restrições. Inclusive, existem diversas possibilidades para divulgar o escritório e os serviços jurídicos de maneira eficiente sem ter problemas com o órgão da classe.

Nesse artigo, você verá como é possível aplicar o marketing digital para advogados atraírem clientes e melhorar a visibilidade do escritório na internet.  Acompanhe a leitura e aprenda mais!

O que é marketing digital para advogados?

Embora seja possível aplicar o marketing digital em todos os segmentos do mercado, existem certas restrições que os advogados e escritórios de advocacia precisam observar quando se trata da área jurídica.

Devido a isso, existe um campo específico de estudo e aplicação do marketing para esse setor: o marketing jurídico

Então, o marketing jurídico digital envolve estratégias online cujo foco é impulsionar um profissional ou escritório, respeitando a seriedade da profissão e as restrições que o Código de Ética impõe. 

Por meio do marketing digital para advogados, esses profissionais serão capazes de criar um relacionamento com os possíveis clientes, fortalecer os laços com os atuais, tornar-se referência dentro do nicho de atuação e consequentemente, aumentar a quantidade de contratos fechados

Outrossim, é importante ressaltar que é por meio do marketing jurídico que o escritório consegue aparecer para um maior número de pessoas. Ademais, nessa estratégia, são os potenciais clientes que encontram o escritório, e não o contrário, como ocorre em ações de marketing tradicional. 

Por fim, o marketing digital para advogados, ao contrário das estratégias de marketing tradicionais, permite que você mensure os resultados e entenda o que deve ser melhorado. 

Qual é a importância do marketing digital para advogados?

O marketing digital para advogados é fundamental para todo profissional que deseja ter sucesso em sua carreira e manter um negócio promissor. Atualmente, é praticamente impossível se consagrar no mercado sem isso. 

Aplicar ações de marketing é fundamental para que possíveis clientes encontrem o escritório. Isso significa que os escritórios de advocacia e os advogados que não utilizam o marketing para divulgar os seus serviços e se posicionar na internet, correm grande risco de serem engolidos pela concorrência. 

Dessa forma, dificilmente conseguirão atrair clientes, se diferenciar e se posicionar como especialistas em suas áreas de atuação.

Tenha em mente que hoje em dia é fundamental estar na internet para conseguir manter um negócio funcionando de maneira eficiente e lucrativa. Isso porque as pessoas utilizam esse meio para encontrar produtos, serviços e soluções para os seus problemas, inclusive jurídicos. 

Sendo assim, o marketing digital para advogados é essencial para que o profissional demonstre ao público que é especialista na sua área de atuação e assim, conquiste a confiança dessas pessoas. 

Ademais, o marketing é fundamental para atrair clientes para o escritório, educar as pessoas sobre os seus serviços e principalmente, criar um relacionamento com elas, estando presente no dia a dia do público.

Nenhum negócio sobrevive sem se posicionar na internet. Portanto, é essencial que os escritórios apliquem estratégias de marketing desde o início e continuem aprimorando-as, visto que as mudanças em relação a isso ocorrem de forma constante.

Quer aprender a aplicar o marketing jurídico no escritório? Aproveite e baixe o nosso ebook com as melhores estratégias

É permitido o marketing jurídico?

Primeiramente, é preciso deixar claro que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), permite a aplicação do marketing para atrair clientes, principalmente na internet. As regras são válidas para o Brasil inteiro.

Outrossim, é muito importante se atualizar em relação a esse tema, visto que ainda tem muitos advogados que acreditam que o marketing é totalmente vedado no estado em que atuam.

De fato, antes do novo provimento, existiam estados que eram mais rígidos em relação a isso, proibindo praticamente todo e qualquer tipo de prática de publicidade.

Todavia, esse assunto já foi esclarecido e os advogados do país inteiro podem aplicar ações de marketing, desde que respeitem o disposto no Código de Ética.

Veja abaixo algumas considerações sobre a publicidade na advocacia!

Marketing de conteúdo

Conforme as regras para esta classe, o marketing é totalmente permitido, desde que tenha como objetivo divulgar informações e educar o público. 

Desse modo, criar conteúdos educativos, como artigos para o blog e postagens nas redes sociais, por exemplo, são permitidas. Inclusive, impulsioná-las, isto é, utilizar o tráfego pago para que esses conteúdos cheguem a mais pessoas também é possível. 

Conheça mais sobre o marketing de conteúdo acessando o artigo abaixo:

Não mercantilização e captação de clientela

Entretanto, de modo algum é possível planejar táticas que mercantilizem a profissão. Ou seja, fazer postagens ou artigos convidando o leitor a contratar o escritório ou então, oferecendo o serviço jurídico como outros tipos de serviços é terminantemente proibido. Outrossim, prometer ganho de causa também é vedado.

Sobre isso, é essencial se atentar ao disposto no artigo 39 do Código de Ética. Conforme o dispositivo, a publicidade na advocacia deve ter caráter meramente informativo e educativo e jamais poderá configurar captação de clientela ou mercantilização da advocacia. Confira.

Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

Internet e meios eletrônicos são válidos para realizar estratégias de marketing

Por fim, é interessante esclarecer a dúvida sobre se a internet é um meio válido ou não para realizar táticas de publicidade. O próprio artigo 46 do Código de Ética deixa claro que o marketing realizado na internet ou por outros meios eletrônicos é permitido, desde que as diretrizes estabelecidas sejam respeitadas. Entenda abaixo.

Art. 46. A publicidade veiculada pela internet ou por outros meios eletrônicos deverá observar as diretrizes estabelecidas neste capítulo.

Parágrafo único. A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela.

Em suma, existem diversas possibilidades de aplicação do marketing digital para advogados. Esses profissionais podem usar a internet e outros meios eletrônicos para fazer a publicidade dos seus negócios.

Da mesma forma, a estratégia mais utilizada por empresas dos mais diversos ramos do mercado, que é o marketing de conteúdo, também é permitida. Entretanto, é preciso observar a regra de que deve ter caráter informativo e educativo, jamais com o intuito de captar clientes e mercantilizar a profissão.

Quais estratégias os advogados podem aplicar na prática?

Após entender o que é permitido e o que é vedado no marketing jurídico para advogados, é possível perceber que existem diversas possibilidades. Assim, as vedações, de modo algum, prejudicam a atuação da classe em relação à publicidade.

Contudo, alguns podem ter dificuldades de entender quais estratégias, na prática, podem aplicar. Conforme mencionado anteriormente, o marketing de conteúdo, cuja proposta é entregar conteúdos informativos e educativos para o público, é totalmente permitido.

Desse modo, você pode criar um blog e entregar artigos que explicam e ensinam sobre assuntos relacionados a sua área de atuação. O mesmo pode ser feito nas redes sociais. 

Por exemplo, se o seu escritório trabalha com Direito de Família e sucessões, alguns temas que poderiam ser explorados seriam:

  • Como funcionam os regimes de bens?
  • Quais são os direitos dos cônjuges após o divórcio?
  • Como funciona o divórcio litigioso?
  • Quais são os direitos dos filhos após o divórcio?
  • Como conseguir pensão alimentícia?

Esses são alguns exemplos. Perceba que os conteúdos devem ser meramente explicativos, com objetivo de educar o leitor. 

Vale informar também que os advogados podem entregar esses conteúdos em diversos formatos além do escrito. Isso significa que, além de artigos e postagens, é possível entregar conteúdos em áudio, vídeos e imagéticos, como os infográficos. 

Para saber mais sobre todas as estratégias de marketing que você pode aplicar na advocacia, confira o artigo abaixo:

O que o advogado não pode fazer no marketing?

Além de entender o que é permitido, é crucial ter clareza das estratégias que são proibidas no marketing digital para advogados. 

A princípio, mercantilizar a advocacia ou realizar táticas que configurem captação de clientela podem resultar em punições, como a exclusão do profissional do quadro de advogados da Ordem, impedindo que o profissional atue na profissão. Isso seria desastroso. 

Algumas práticas de marketing proibidas na internet e em outros meios eletrônicos são:

  • Divulgar clientes e demandas que o escritório possui;
  • Oferecer serviços gratuitos ou demonstrar formas de pagamento;
  • Veicular a advocacia com atividade diversa;
  • Divulgar informações enganosas;
  • Divulgar títulos que não existem;
  • Utilizar símbolos e fotografias que são incompatíveis com a advocacia;
  • Prometer resultados;
  • Utilizar frases e jargões de efeitos comuns no mundo mercantil, como: “entre em contato agora mesmo com o escritório” e “resolvemos o seu divórcio em 30 dias”, dentre outras.

Essas são algumas práticas que você deve ter cuidado para não cometer na internet. Para não restar dúvidas, lembre-se dessa dica: se você for divulgar algo para informar e educar, a sua atitude é válida. Por outro lado, se o que for postar parece uma promessa ou um anúncio de vendas, provavelmente o que está fazendo é ilícito.

Como fazer um bom marketing digital para advogados?

Como conquistar clientes na advocacia

Realizar uma estratégia de marketing digital para o seu escritório de advocacia envolve diversas etapas. Veja abaixo alguns passos essenciais para iniciar a aplicação no seu escritório!

Saiba a área que deseja se posicionar

Para realizar uma boa estratégia de marketing, é importante ter clareza sobre a área de atuação que você deseja utilizar para se posicionar. Mesmo que o escritório seja generalista, é importante se colocar na internet como um especialista em um determinado nicho.

Tenha uma persona

Um grande equívoco de muitos advogados autônomos e escritórios de advocacia é querer fazer marketing sem saber para quem direciona-lo. É fundamental saber com quem deseja se comunicar e relacionar.

Falar que atende um público diverso e que faz de tudo não fará a sua estratégia ser eficiente. 

Lembre-se: quem quer se comunicar com todo mundo no fim não se comunica com ninguém. Diante disso, reserve um tempo para elaborar o perfil da sua persona para conseguir atingir o público-alvo certo. 

Escolha os meios e os formatos

Entenda que o marketing de conteúdo é fundamental para aumentar a sua exposição na internet, demonstrar a sua autoridade e atrair possíveis clientes. Contudo, é possível utilizar diversos canais e entregar conteúdos em diversos formatos. 

Nessa etapa, decida quais serão as plataformas e redes sociais que você deseja usar. Além de um blog, o ideal é ter um perfil nas principais redes sociais, ou naquelas em que o seu público está mais presente.

Outrossim, decida os formatos que deseja produzir. O mais comum é o escrito, como os artigos e os mais visuais, como as postagens nas redes sociais.

Caso queira variar mais nos formatos, considere a possibilidade de produzir vídeos ou um podcast, por exemplo. 

Faça a pesquisa de palavras-chave

Após escolher a área em que deseja se posicionar, montar a sua persona, escolher as plataformas em que precisa estar e os formatos de conteúdo que deseja produzir, o próximo passo é pesquisar as palavras-chave que necessita utilizar para produzir conteúdo.

De forma resumida, palavras-chave são termos que o seu público usa para pesquisar sobre assuntos relacionados a sua área de atuação.

Por exemplo, se você atua na área previdenciarista e trabalha muito com aposentadorias e planejamentos previdenciários, ao pesquisar sobre como o seu público pesquisa sobre esses temas, poderá perceber que eles utilizam alguns termos como:

  • Como planejar a aposentadoria;
  • Planejamento de aposentadoria;
  • Como saber quando vou me aposentar, dentre outros similares.

Esses são apenas alguns exemplos de palavras-chave que podem demonstrar como o público pesquisa sobre esse assunto. De início, dificilmente vão pesquisar diretamente algo como “como fazer um planejamento previdenciário”. 

Realize as pesquisas e anote essas palavras-chave em uma planilha para elaborar os conteúdos sobre elas. Além de utilizar a própria barra de pesquisas do Google, existem outras ferramentas que ajudam a descobri-las, como o Google Trends, Ubersuggest e o Answer de Public

Defina o orçamento

Toda estratégia de marketing precisa ter um orçamento. Dessa forma, você consegue definir a melhor maneira de iniciar a estratégia, se é contratando freelancers ou uma agência de marketing jurídico, por exemplo.

O orçamento também lhe ajudará a definir um calendário editorial e saber a frequência de postagem de conteúdo.

Conclusão

Em síntese, o marketing digital para advogados é fundamental para todos que desejam prosperar e se destacar da concorrência. Trata-se de algo essencial para sobreviver em um mercado altamente competitivo nos dias atuais. 

Por isso, planeje-o e inicie-o o quanto antes, e lembre-se que é importante monitorar e aprimorar as suas estratégias de marketing constantemente!

Finalizando a leitura desse artigo, confira o próximo post para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre esse tema! Veja agora o que é conteúdo visual e qual a importância disso para a sua estratégia de marketing! 

trial
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas