centralizar dados
Marketing Jurídico Digital

Marketing jurídico: TUDO o que você precisa saber!

O marketing jurídico se tornou fundamental para os escritórios de advocacia se destacarem e conquistarem clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, centralizar dados é fundamental para se diferenciar e garantir a sobrevivência de um negócio.

Dessa forma, a advocacia tem regras específicas que restringem certos atos. Mas a verdade é que, apesar de algumas limitações, o advogado pode utilizar muitas estratégias de marketing sem medo de ter punições pela OAB.

Nesse artigo, você verá tudo sobre como centralizar dados no marketing jurídico é fundamental, o que os advogados podem fazer para se destacar e como utilizá-lo na prática!

Como fazer um bom marketing jurídico?

Ao selecionar e colocar em prática algumas estratégias de marketing, o advogado consegue mostrar ao mundo (e principalmente ao seu público-alvo) a sua especialidade e os serviços que oferece.

Dessa maneira, o profissional consegue atrair os clientes ideais e que realmente estão interessados na solução dele.

O marketing jurídico é uma estratégia de posicionamento no mercado voltado para advogados e escritórios de advocacia. Para isso o escritório precisa ter uma estratégia para centralizar dados. 

Aliás, todos os mercados e áreas de conhecimento utilizam o marketing. Na advocacia, ele também existe e é importante. Ao contrário do que se pensa, o marketing jurídico não é tão limitado assim. 

Contudo, para utilizar o Marketing Jurídico, o advogado precisa verificar o que se permite e o que se veda de acordo com as Regras de Publicidade da OAB.

Felizmente, é muito simples entender o que pode e o que não pode no momento de fazer o marketing jurídico. Você verá mais sobre isso em um momento posterior do artigo.

É permitido marketing jurídico?

Sim! O marketing jurídico, além de permitido, é muito importante. Muitos advogados pensam que não podem utilizar-se dessa estratégia, o que é um grande erro.

O marketing não é proibido, apenas algumas práticas são vedadas, principalmente as que mercantilizam a advocacia

Porque investir em marketing jurídico?

O marketing jurídico é fundamental e traz diversos benefícios para os escritórios que investem nisso. Porém, para que o marketing jurídico funcione como desejado o escritório precisa centralizar dados. Veja abaixo a importância dele para os advogados!

1. Atrai mais clientes

As estratégias de marketing servem justamente para atrair mais clientes. Uma estratégia bem elaborada é capaz de centralizar dados e, assim, encantar o público conquistando sua confiança.

Além de atrair novos clientes, ele serve para fidelizar os atuais.

Isso porque o marketing faz com que seu escritório permaneça presente na vida das pessoas, principalmente se a estratégia envolve entregar valor para elas, ou seja, conteúdos que se voltem para as dúvidas e interesses delas.

2. Aumenta a visibilidade

Você lembra da frase: “quem não é visto, não é lembrado”? Então, o marketing jurídico faz com que o público veja seu escritório.

Ou seja, boas práticas permitem aumentar a visibilidade do escritório, inclusive em âmbito nacional e até internacional. Dessa forma, ao centralizar dados e realizar um bom marketing jurídico, você pode conquistar clientes do país inteiro e até atender brasileiros no exterior, por exemplo.

3. Torna o seu escritório mais competitivo

O marketing é importante para o posicionamento de mercado. Os escritórios que investem na estratégia de centralizar dados no marketing jurídico conseguem se tornar mais competitivos, atraindo mais a atenção do público. 

4. Melhora a percepção de autoridade

Quanto mais uma pessoa ou escritório entrega conteúdos de qualidade e ensina o seu público, maior é a percepção do público sobre a autoridade dela.

Em outras palavras, isso significa que o marketing jurídico que é capaz de centralizar dados pode aumentar a autoridade do seu escritório no nicho em que ele atua.

centralizar dados
Marketing jurídico: TUDO o que você precisa saber!

Como empreender no mundo jurídico?

Na prática, muitos advogados têm medo de centralizar dados e utilizar estratégias de marketing jurídico para os seus escritórios pelo medo de que os punam. Entretanto, esse medo desaparece conforme adquirem mais informações sobre o assunto.

As regras impostas pelo Código de Ética não prejudicam os profissionais. Confira abaixo o que pode se fazer pelos advogados para divulgarem o seu trabalho!

1. Entrevistas em TV, rádios, jornais e revistas 

É permitido que se realize entrevistas, desde que elas tenham objetivos educacionais. Contudo, não se permite que se promova o escritório.

2. Materiais de papelaria

Materiais como pastas, canetas, papéis e cartões de visita também são considerados meios lícitos de publicidade, desde que contenham informações objetivas sobre o escritório ou o profissional.

3. Divulgação de eventos

O profissional pode divulgar palestras e eventos que participou como ouvinte ou palestrante, por exemplo. 

4. Revistas e jornais

Os advogados podem utilizar revistas, boletins, jornais e outros tipos de escritos, desde que com fins educacionais.

5. Currículo e informações do escritório

Divulgar informações objetivas sobre a formação e a área de atuação do advogado, bem como do escritório, também é permitido. 

6. Anúncios em jornais e revistas não jurídicas

É permitido fazer publicidade do escritório em meios de comunicação escrita que não são da área jurídica, desde que a propaganda seja moderada, meramente informativa e não mercantilize a profissão. 

7. Anúncios em redes sociais e mídia paga

Além disso, também é permitido anunciar nas redes sociais e na internet, inclusive por Ads. No entanto, não podem ter o objetivo de captação de clientela.

Por exemplo, escrever no anúncio “agende já uma consulta grátis” ou “ligue agora”, dentre outras parecidas, violam o Código de Ética.

8. Entregar conteúdos

Ter um blog e perfil nas redes sociais para entregar conteúdos educativos sobre a sua área de atuação e serviços que oferece também é permitido. 

Inclusive, muitos consideram essa como a estratégia mais eficiente da atualidade para atrair clientes, conseguir ser visto na internet e passar autoridade para o público.

Chamado de marketing de conteúdo, você verá sobre isso em um momento posterior no artigo. 

O Novo Provimento da OAB trouxe alguns esclarecimentos sobre a publicidade na advocacia. Para saber mais, veja a live do #FomeDeSaber sobre o tema!

O que não pode no marketing jurídico?

É primordial que o advogado saiba, além do que pode ser feito, o que é vedado pelas regras impostas sobre a publicidade para advogados. Existem diversas práticas que podem resultar em punição. É proibido conforme as regras:

  • Divulgar clientes e demandas que o escritório possui;
  • Demonstrar serviços gratuitos ou a forma de pagamento;
  • Veicular a advocacia com outra atividade;
  • Passar informações enganosas ou equivocadas;
  • Divulgar títulos não reconhecidos;
  • Fotografias, marcas ou símbolos que não são compatíveis com a advocacia;
  • Prometer resultados nas ações;
  • Utilizar meios promocionais comuns no meio mercantil (por exemplo: “entre em contato com o nosso escritório e ganhe uma consulta grátis”);
  • Divulgar serviços na rádio, televisão, cinema, carros de som, dentre outros;
  • Usar outdoors e painéis luminosos;
  • Fazer propaganda do escritório ou fornecer contato pessoal em entrevistas;
  • Incluir fotografia nos cartões de visita;
  • Distribuir panfletos ou utilizar mala direta, dentre outros.

Essas são algumas das práticas proibidas na advocacia.

Para não ficar com dúvidas e saber o que pode e o que não pode, pense nessa regra: tudo o que você faz para ensinar sem influenciar o telespectador/internauta, é permitido.

Por outro lado, se parecer que você está vendendo, muito provavelmente é proibido.

Portanto, lembre-se sempre: entregar conteúdos e ensinar é permitido, mas não pode realizar mercantilização.

Como se destacar no mercado jurídico?

O Marketing Jurídico é cada vez mais indispensável para o sucesso dos escritórios de advocacia. Assim sendo, é ele que vai garantir a relevância em um mercado tão competitivo.

Contudo, é muito importante que o gestor compreenda a diferença entre o marketing offline e o marketing digital para definir qual a melhor estratégia para seu escritório.

Muitos advogados ainda se restringem à distribuição de cartão de visitas, boca-a-boca e em uma placa para o escritório quando pensam em publicidade e marketing. Entretanto, tudo isso tem a ver com o marketing offline. 

Esse tipo de marketing envolve estratégias fora da internet. Em outros segmentos que permitem a mercantilização, as práticas mais comuns são: outdoors, panfletagem, propagandas na televisão, dentre outras. 

Embora tenha os seus benefícios, o marketing digital se mostra mais promissor por diversos motivos. A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas.

Os internautas utilizam-na para encontrar soluções para os seus problemas, conteúdos para sanar suas dúvidas e principalmente, serviços e produtos que desejam consumir.

Por esse motivo, estar na internet e centralizar dados do clientes é fundamental. Já que o marketing digital envolve a utilização de diversas ferramentas, como blog e redes sociais, para aumentar a visibilidade e atrair clientes.

Além disso, outra vantagem do marketing digital é que ele pode ser muito mais econômico. Dessa forma, um escritório que faz propaganda na televisão gasta muito mais do que uma que foca em um blog e nas redes sociais. 

Em outras palavras, o advogado pode se utilizar dos dois tipos, com as restrições mencionadas. No entanto, se for apostar e focar em apenas um deles, deve-se escolher o marketing digital

Como fazer marketing digital jurídico?

O marketing de conteúdo é talvez a estratégia mais utilizada atualmente por escritórios e profissionais que desejam aumentar a visibilidade e conseguir clientes.

É muito promissor na advocacia e utilizado em todos os segmentos, além de ser permitido pelo Código de Ética.

Considerado por muitos como a moeda de troca do século XXI, o marketing de conteúdo consiste em entregar conteúdos de valor e que realmente sejam interessantes para o seu público. 

Os conteúdos podem ser entregues em diferentes formatos, como: vídeos, artigos, imagens, pequenos textos, áudio (podcast), dentre outros.

Quanto mais conteúdo de valor entregar e mais variados forem os formatos, maiores as chances de ser encontrado e ter influência.

Nesse sentido, é primordial possuir canais para entregá-los e estabelecer uma relação com o público do negócio. 

Bons conteúdos são capazes de construir uma audiência fiel e encantar o internauta, atraindo-o para o seu negócio.

Ademais, a entrega de conteúdo é decisiva para conquistá-lo, visto que um conteúdo ruim e que não gera conexão pode fazê-lo procurar pelo seu concorrente. 

Por isso, apostar nessa estratégia é fundamental. Porém, antes de tudo, conhecer bem o seu público, as dores dele e o que ele mais deseja e precisa é essencial. A maneira mais eficaz para ter essas informações é centralizar dados dos clientes.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia centralizar dados

Quem pode fazer marketing jurídico?

Segundo a OAB, o advogado pode realizar Marketing Jurídico utilizando para isso o compartilhamento de informações com fins consultivos. É importante ter em mente ao pensar na estratégia que será utilizada.

Ao elaborar uma estratégia de marketing jurídico, é essencial pensar no blog do seu escritório. Você pode utilizar outras práticas e entregar conteúdos em diversos formatos.

Contudo, o blog é muito eficiente, sendo uma das práticas mais utilizadas. Ademais, o custo dele pode ser até menor do que o de um canal no YouTube, por exemplo.  

Por esse motivo, veja alguns motivos para você apostar em um blog e tê-lo como o primeiro canal para entregar conteúdos!

1. Atrai pessoas para o seu site

As pessoas pesquisam por conteúdos que tragam respostas para as dúvidas delas. Dessa forma, elas encontram o site do profissional ou do escritório que oferece o produto ou serviço que ela precisa. 

Na grande maioria das vezes, os usuários não pesquisam diretamente por um advogado ou um serviço jurídico, mas sim por termos e frases que expressam a dúvida jurídica que possuem.

2. Aumenta a visibilidade do escritório

Quanto mais conteúdos você publicar, maiores as chances de aumentar a sua visibilidade na internet.

Por isso, artigos bem escritos, com a aplicação de técnicas de SEO, são capazes de fazer o blog aparecer na primeira página de pesquisas dos buscadores.

3. Cria conexão

Artigos escritos com a linguagem do seu público e que aborda o que ele deseja são capazes de criar conexão e fidelizá-los, transformando-os em leitores fiéis.

Assim, sempre que o usuário precisar sanar alguma dúvida sobre a sua área de atuação, ele poderá utilizar o seu blog como consulta.

4. Ajuda o público a entender melhor sobre o escritório

O blog é um espaço para entregar artigos educativos. Contudo, você também pode utilizá-lo para explicar mais sobre os serviços que oferece e as vantagens de contar com ajuda profissional. 

Por exemplo, um advogado que trabalha com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pode escrever artigos que demonstram a importância de contar com um advogado no momento de adequar os escritórios à LGPD e as vantagens de ter ajuda profissional nesses momentos.

5. Aumenta os contatos

Um site sem um blog aparenta ser menos amigável do que o que possui essa ferramenta.

Ao entrar no site e ver que o seu escritório também possui um blog, o usuário pode ver os conteúdos que você disponibilizou e assim, criar confiança para entrar em contato. 

Como captar clientes na área jurídica?

A princípio, a melhor forma de captar clientes na área jurídica é compreender seus padrões de consumo. O consumo online é muito presente no dia a dia da maior parte da população, incluindo nessa conta as redes sociais.

Dessa forma, as redes sociais também se tornaram fundamentais em uma estratégia de marketing jurídico. Embora possa parecer simples utilizá-las, a verdade é que exigem uma estratégia bem elaborada.

Elas possuem um engajamento maior, onde o advogado pode conversar de forma mais direta com o seu público.

Como devem oferecer conteúdos mais diretos e curtos, a resposta do público pode ser imediata. Por isso, essas mídias costumam trazer resultados um pouco menos demorados, se comparar com o blog.

Cada uma precisa de uma estratégia diferente. O seu escritório não precisa ter presença em todas elas.

No entanto, é importante ter uma estratégia que envolva as principais e principalmente, as que o seu público mais utiliza. Veja abaixo como funciona cada uma delas!

1. Instagram

O Instagram é considerado por muitos como a rede social mais promissora e que mais cresce no momento. O conteúdo precisa ser visualmente atraente para chamar a atenção das pessoas.

Por isso, o feed e as postagens devem ser organizados e ter uma identidade visual coerente com a sua marca.

Ademais, você pode utilizar essa rede para publicar pequenos textos educativos, fazer lives, responder perguntas, postar fotos do dia a dia de trabalho e até publicar memes para engajar. 

2. Facebook

Essa rede perdeu um pouco do seu prestígio e muitos consideram que não vale mais a pena utilizá-la. Contudo, ela ainda possui um grande número de usuários. Com efeito, dependendo do seu público, ela pode ser muito eficiente. 

No Facebook, você pode criar uma página profissional para o seu escritório e postar conteúdos mais simples e objetivos, divulgar artigos do seu blog, fazer lives e até postar enquetes para o público interagir, por exemplo.

3. LinkedIn

O Linkedin é uma rede profissional. Por isso possui um objetivo completamente distinto das duas anteriores. Pode ser eficiente para fazer networking com outros colegas para parcerias

Os negócios podem fazer uma página profissional na rede e divulgar conteúdos, inclusive do blog. O LinkedIn também pode ser eficaz para atrair clientes, dependendo do público do escritório. 

4. TikTok

Essa rede social é muito utilizada pelos jovens.

Contudo, ela também pode ser interessante para criar conteúdos divertidos e que engajam. Afinal de contas, nem sempre você precisa postar conteúdos sérios, ter um pouco de diversão é bom para o engajamento.

Por consequência, a rede é utilizada por diversas marcas e ganhou muitos usuários. Dependendo do público, ter um perfil no TikTok pode ser uma boa estratégia.

5. Pinterest

Essa rede social é pouco utilizada pelos advogados. No entanto, ela pode ser eficiente para levar tráfego para o seu blog, site e outras redes sociais. Ou seja, trata-se de uma mídia muito visual.

Logo, o foco deve ser em criar bons pins para atrair a atenção das pessoas e fazê-las clicar no link delas.

6. YouTube

O YouTube também tem capacidade de atrair fãs e seguidores, tanto que muitos advogados e escritórios já possuem um canal nessa plataforma.

Dessa forma, os advogados podem fazer vídeos educativos para explicar sobre assuntos importantes sobre a área de atuação do escritório e responder as dúvidas dos internautas.

Ainda assim, os conteúdos em vídeo podem dar um pouco mais de trabalho para serem elaborados. Contudo, pode valer muito a pena investir nesse formato, visto que é um dos mais procurados atualmente.

Como se destacar no mundo jurídico?

Para se destacar no mundo jurídico é fundamental ter um bom marketing jurídico e para isso é essencial pensar em um planejamento eficiente. Veja abaixo como se planejar e fazer uma excelente estratégia!

1. Defina a sua persona

Todo mundo fala que ter um público-alvo é fundamental. Contudo, estabelecer uma persona para o seu negócio pode auxiliar a pensar em estratégias mais eficazes para atrair o cliente certo para o escritório. 

A persona é um personagem semi-fictício criado após centralizar dados e comportamentos reais que o escritório possui sobre o cliente. Ela representa o cliente ideal da companhia.

Ao contrário do público-alvo, a persona oferece informações mais completas, como: estado civil, hábitos, costumes, redes sociais que mais utiliza, dentre outros.

Ela ajuda no planejamento da estratégia de conteúdo e de marketing digital do escritório.  

Toda estratégia de marketing jurídico precisa ter uma persona. Aliás, é por meio dela que seu escritório passará a ter uma visão completa sobre o cliente ideal, o que contribui para planejar estratégias eficientes para atraí-la e fidelizá-la.

Quanto mais informações tiver e mais completo for o perfil da persona, maiores podem ser as chances de conseguir atraí-la.

Escritórios que possuem informações dos clientes podem criar o perfil de sua persona com base nelas.

Caso o escritório seja novo, o advogado pode buscar o auxílio de outros profissionais do mesmo ramo que possuem clientes ou até criar uma com base na imaginação.

Conforme for conseguindo clientes e centralizar dados, o perfil pode ser melhorado. 

2. Determine a sua área de atuação

Quem deseja atrair a todos, no final não atrai ninguém. Por isso, é importante delimitar a área de atuação do escritório, escolha um nicho para prestar serviços.

Caso trabalhe em mais de um segmento, escolha o que mais deseja atrair clientes ou o mais promissor.

Isso é importante para delimitar o público, encontrar o que ele precisa e elaborar uma estratégia de conteúdo eficiente.

3. Escolha os canais que serão utilizados

Para o marketing jurídico funcionar, é essencial determinar os canais que serão utilizados. Além do blog, defina as redes sociais que farão parte da estratégia e os tipos de conteúdos que você deseja entregar.

Por exemplo, se você escolher fazer um podcast, deverá escolher as plataformas em que eles serão hospedados, como o Spotify, Deezer, Google Podcast e até o YouTube.

4. Defina as estratégias

O que deve ser feito também precisa estar no planejamento do marketing jurídico do escritório. Destaque as atividades que devem ser realizadas, defina as responsabilidades e fixe prazos para a execução de cada uma delas. 

A constância é fundamental para a estratégia dar resultados. Por isso, é importante pensar nesse aspecto e ser organizado com a frequência de postagens. 

5. Estabeleça um orçamento

Toda estratégia, independente se for de marketing jurídico ou não, precisa de um orçamento. Ele deve prever desde a criação do blog e do site até a contratação de freelancers para a produção de conteúdo, por exemplo.

Sendo assim, considere o marketing jurídico como um investimento, e não uma despesa. 

6. Defina metas 

Talvez uma das principais etapas, a definição de um objetivo e das metas é essencial. Por isso, trace os objetivos da estratégia de marketing jurídico, definindo os resultados que deseja e quando pretende obtê-los. 

As metas podem ser divididas, por exemplo: em vez de estabelecer que deseja fechar 1000 contratos no decorrer de um ano, é mais fácil estabelecer uma média de 85 clientes por mês, não acha?

Por fim, lembre-se que elas precisam ser inteligentes, mensuráveis e possíveis. Não defina o que é impossível de alcançar. 

7. Metrifique os resultados

Por fim, toda estratégia de marketing jurídico precisa ser avaliada para definir se os resultados obtidos foram satisfatórios. Caso algo não tenha saído conforme o esperado, é possível modificar os planos.

Esse controle é essencial para mudar a rota caso seja necessário.

O que é marketing jurídico digital?

Fica evidente que o Marketing Digital para advogados é a melhor ferramenta existente na atualidade para uma captação eficiente de clientes.

Portanto, depois de tudo o que foi abordado, está na hora de entender o que fazer para começar na prática com o marketing jurídico. Veja abaixo algumas dicas!

1. Faça um site

O primeiro passo é montar um site para o seu escritório. Ele precisa ser atraente e profissional. Ademais, ele deve ser responsivo e rápido, pois sites lentos fazem o usuário sair dele antes de que a página seja carregada.

Invista em um site eficiente e que esteja de acordo com a imagem que o escritório deseja passar. 

2. Comece com o blog

O segundo passo é fazer um blog. Ele precisa ser fácil de usar. Pode ser feito em conjunto com o site. Vale a pena contar com ajuda profissional nesses momentos.

Além disso, pense em uma estratégia de conteúdo para elaborar os artigos e publicá-los com frequência.

Baseie-se no que o seu público pergunta na internet, e não no que você acredita que é importante. Marketing de conteúdo é sobre o seu cliente, não sobre você. Para isso é fundamental centralizar dados dos seus clientes.

Você consegue utilizar o próprio Google para descobrir o que as pessoas pesquisam sobre os seus serviços ou área de atuação. Outras ferramentas são: Google Trends, Google Ads, Ubersuggest, dentre outras.

Por fim, vale lembrar que todos os artigos precisam ser escritos e otimizados para o SEO. O Search Engine Optimization envolve a utilização de técnicas para fazer o artigo ser ranqueado pelos mecanismos de busca, como o Google. 

3. Comece uma estratégia nas redes sociais

Estude o seu público e determine as redes sociais que serão utilizadas para entregar conteúdos e conversar com as pessoas. Lembre-se: você não precisa ter perfil em todas as redes sociais!  

Essas mídias exigem frequência de postagem e uma maior interação com o público. Por isso, pode ser uma boa ideia delegar esse trabalho para um profissional especialista no ramo.

4. Utilize-se do tráfego pago

Enquanto as estratégias de SEO no blog são importantes para conseguir tráfego orgânico (gratuito), as ferramentas de anúncios como o Google Ads e o Facebook Ads são as de tráfego pago.

A verdade é que uma estratégia de SEO demora. Logo, escritórios não podem contar somente com ela. Fazer anúncios nessas plataformas traz resultados mais rápidos e podem contribuir para atrair pessoas para o escritório.

Centralizar dados e utilizar o marketing jurídico é essencial para todo escritório que deseja se manter forte e bem posicionado no mercado. Por isso, se você ainda não elaborou estratégias de marketing, comece o quanto antes para não perder espaço!

E se você gostou desse artigo, aproveite e entenda o impacto do escritório digital na saúde financeira do escritório!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
crm controle financeiro

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas