Atualmente são diversos os profissionais que buscam se atualizar para se manter profissionalmente alinhados com o mercado. Entre as estratégias mais utilizadas estão a possibilidade de advogar online e desenvolver um escritório virtual.
Mas, por onde começar? Com uma página em rede social, home page, site jurídico ou escritório virtual? A inserção do advogado online ou escritório virtual de advocacia pode ter níveis menores ou maiores.
Primeiro, é necessário entender que a autoridade intelectual é a grande chave do sucesso do advogado online. Uma vez que estamos falando de um profissional que as pessoas vão encontrar apenas na internet, o que fará com que elas confiem um processo em suas mãos?
A resposta está na reputação que você construiu digitalmente através do domínio sobre sua área de atuação. Mas, para isso, é fundamental se planejar.
Se o seu desejo é advogar online, preparamos um conteúdo completo para que você possa entender como atuar no universo digital e se destacar no mercado.
O que é advocacia online?
Em resumo, a advocacia online está diretamente relacionada à prática jurídica exercida predominantemente por meios digitais, utilizando ferramentas tecnológicas para oferecer serviços jurídicos remotamente. Desse modo, inclui atividades como consultas jurídicas por videoconferência, envio e recepção de documentos eletrônicos, assinatura digital, elaboração de petições, uso de plataformas de processo eletrônico, entre outros.
Consequentemente, a possibilidade de advogar online tornou-se mais comum com o avanço da tecnologia e a digitalização dos processos judiciais, facilitando o acesso à justiça e o trabalho dos advogados de maneira remota.
É possível advogar online?
Sim, é possível advogar online. O Brasil, por exemplo, conta com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), um sistema que permite que advogados protocolizem petições, acompanhem processos e realizem audiências virtuais. Além disso, muitos tribunais adotaram audiências e sessões de julgamento por videoconferência, especialmente após a pandemia de COVID-19.
Contudo, é importante destacar que para isso, o advogado precisa estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e cumprir com os requisitos legais e éticos da profissão. Ademais, algumas situações ainda podem exigir a presença física, como a necessidade de representação em juízos específicos ou audiências presenciais.
Quais serviços jurídicos podem ser oferecidos online?
O advogado online é aquele que utiliza a internet e as novas tecnologias para atender clientes totalmente pela internet. Desse modo, existe uma grande variedade de serviços possíveis nessa modalidade, confira algumas delas a seguir!
Consultoria jurídica
Um serviço que advogados que atuam na internet podem fazer é prestar consultorias. Esse trabalho, que também é feito pelos profissionais que atuam presencialmente, pode ser oferecido com um grande diferencial: sem a necessidade do cliente se deslocar até o seu escritório.
Essa vantagem pode atrair muitas pessoas que não desejam enfrentar trânsito e reorganizar a rotina para visitar um advogado.
Existe um grande público que ficaria feliz em ter um profissional que atende dessa maneira, principalmente os que não dispõem de tempo e os que realmente preferem resolver seus problemas virtualmente.
Elaboração de contratos e documentos
Advogados podem criar, revisar e ajustar contratos e outros documentos legais remotamente. Essa possibilidade envolve contratos comerciais, contratos de trabalho, contratos de locação, entre outros.
Para isso, a comunicação com o cliente é feita por e-mail, videoconferência ou sistemas de gestão de documentos, com a possibilidade de usar assinaturas eletrônicas, conferindo validade jurídica aos documentos elaborados.
Negociação e acordos
Outra possibilidade é que advogados podem atuar em negociações de forma remota, representando seus clientes em tratativas de acordos comerciais, disputas contratuais, divórcios consensuais e outros tipos de negociações.
Sendo assim, ferramentas como videoconferência e troca de e-mails são utilizadas para mediar as conversas entre as partes, chegando a um acordo formalizado por escrito, muitas vezes sem necessidade de encontros presenciais.
Assessoria jurídica preventiva
A assessoria jurídica preventiva consiste em orientar os clientes para evitar litígios futuros. Com isso, profissionais do Direito podem fornecer essa consultoria online, analisando situações empresariais, contratos ou qualquer outro cenário que demande análise jurídica.
Ou seja, oferecer recomendações sobre a melhor forma de agir para evitar problemas legais, como em questões de legislação trabalhista, proteção de direitos autorais, orientações sobre compliance, entre outros.
Atuação em processo judiciais
O advogado que atua à distância também pode trabalhar com processos judiciais.
Quem trabalha no contencioso tende a acreditar que o profissional precisa trabalhar presencialmente. Isso porque, nesse tipo de atuação, existem audiências e outros compromissos que necessitam a presença física de um advogado.
Se pode resolver esses trabalhos que exigem atuação presencial com parcerias entre colegas ou contratação de correspondentes.
Atuação em demandas extrajudiciais
O advogado também pode realizar pela internet as demandas administrativas e extrajudiciais. Inclusive, existem diversas delas que não demandam que o advogado e o cliente estejam fisicamente em um determinado lugar.
Esses são apenas alguns trabalhos que o advogado online pode fazer. O profissional pode atuar em todas as atividades que realiza presencialmente. No entanto, em certos casos, será preciso adaptação e uma rede de colegas para atender presencialmente, se for o caso.
Contudo, o advogado pode realizar algumas demandas totalmente de forma remota. Isso significa que o advogado pode optar por prestar serviços que não precisam da sua presença física para a realização de algum ato.
O que o advogado pode fazer na internet?
O advogado pode realizar praticamente todas as atividades que já realiza presencialmente. Em outras palavras, atuar pela internet tende a trazer muitas vantagens para o profissional jurídico. Portanto, pode trabalhar como assessor jurídico, consultor, auxiliar na elaboração de contratos e muitas outras atividades.
Quais as vantagens de advogar online?
Existem muitas vantagens em ser um advogado online ou ter uma forte presença na internet. Veja abaixo algumas considerações.
Aumenta a exposição do escritório ou do profissional
Ter um bom site, um blog e perfil nas principais redes sociais, bem como entregar conteúdo de qualidade para os usuários contribuem para aumentar sua exposição.
Isso significa que você pode se tornar conhecido e conseguir ser notado por muito mais pessoas do que se fizesse ações de marketing tradicional.
Possibilita a atuação em todo o Brasil ou no exterior
Um advogado na internet não precisa estar restrito a trabalhar apenas em sua cidade ou região. O meio virtual permite que o profissional preste serviços em todo o território nacional, inclusive para clientes no exterior.
Desse modo, suas possibilidades de fechar negócios aumentam, bem como a sua carteira de clientes.
Aumenta a percepção de autoridade
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para que se faça seu site ser encontrado nos mecanismos de busca e, principalmente, aumentar a percepção de autoridade.
Isso significa que entregar conteúdos de qualidade auxilia na construção da imagem que seu público terá de você.
Possibilita a redução de gastos
Para montar um escritório virtual, serão necessários alguns investimentos. Alguns deles são: site de qualidade, blog, produção de conteúdo, ferramentas, aplicativos e um software jurídico, conforme o negócio for crescendo.
De início, o investimento pode ser mais de tempo do que de dinheiro. Contudo, o valor que se investe não se compara com o dinheiro que se utiliza na construção de um escritório físico. Ou seja, escritórios virtuais são muito mais baratos do que manter uma estrutura física.
Aumenta a produtividade
Não precisar se deslocar, ter gastos com gasolina, ser interrompido e desperdiçar tempo evita estresses no dia a dia e contribui para uma maior produtividade do profissional.
Desse modo, ele poderá organizar sua rotina e focar no que precisa fazer sem ter esses percalços que profissionais que atuam presencialmente possuem.
É muito mais cômodo para o profissional que, ainda por cima, pode se sentir ainda melhor trabalhando em casa. Além disso, é mais fácil para o cliente que não precisa passar por esses entraves para ser atendido por você.
Como advogar pela internet?
Como em qualquer setor, o planejamento e o investimento em conhecimento são os melhores caminhos para o sucesso na carreira. Por isso, para advogar pela internet é preciso quatro passos essenciais:
Tenha uma especialização
O primeiro passo é se especializar. Isso significa escolher uma área de atuação.
Evite ser generalista na sua apresentação, pois isso apenas dificulta e prejudica as estratégias de marketing para você ser notado na internet.
Mesmo que você queira ser generalista e atender em diversos ramos, escolha apenas um para se posicionar como um especialista.
Defina uma estratégia
Defina uma estratégia para conseguir ter uma boa exposição e estrutura na internet. Pense nas ações que deseja tomar. Elas podem ser, por exemplo, produzir conteúdo para o blog e algumas redes sociais, realizar anúncios e dar entrevistas para jornais, dentre outras.
Pense também nos 4 P’s do marketing: produto, preço, praça e promoção. Depois de definir uma área de especialização, defina os serviços que deseja oferecer. Deve-se definir o seu preço considerando seu conhecimento, experiência e estudos, dentre outros critérios.
A praça diz respeito ao local onde serão prestados os serviços, que pode ser no país inteiro, se assim preferir. Por fim, a promoção é o modo como serão divulgados seus serviços e o que você fará para ser notado na internet.
Crie uma boa estrutura online
Preocupe-se em ter uma estrutura online eficiente para atrair clientes. Além de um site profissional e responsivo, tenha um blog com bons conteúdos e perfil nas redes sociais que seu público utiliza.
Além disso, você pode criar uma isca digital para atrair visitantes do seu site para uma lista de e-mail marketing, fazer um grupo em aplicativos de mensagens, produzir vídeos para o YouTube, dentre outras técnicas.
O mais importante é sempre mantê-las atualizadas e fomentá-las com conteúdos.
Faça marketing de conteúdo
Por mais que você deseje fazer anúncios online no Google Ads, por exemplo, não deixe de entregar conteúdo para os usuários. Essa ainda é uma das estratégias mais eficientes e considerada por muitos especialistas como a moeda de troca do século XXI.
Ela pode demorar para trazer resultados. Contudo, é essencial ter persistência para que ela não seja iniciada em vão.
Como criar um escritório virtual?
Diante de tanta informação, você deve estar em dúvida sobre como começar, não é mesmo? Felizmente, é possível seguir uma ordem pra realizar todas essas estratégias.
Você pode iniciar suas primeiras ações de presença online nas redes sociais ou endereço cadastrado no Google Meu Negócio. Criar um site para ser sua home page também deve ser um dos primeiros investimentos.
É possível pagar barato por uma página estática com o básico: “quem somos”, “áreas de atuação”, “contato” e “endereço”. Mas, isso é apenas parte da inserção digital.
Essa página básica não proporciona nenhuma interação com o cliente, não atrai visitantes e não passa muita credibilidade. Portanto, é apenas o ponto de partida.
Um site profissional útil deve vir acompanhado de conteúdo permanente, conforme você verificou. Algo que explique os principais produtos oferecidos pela banca (tipos de ações, requisitos, situações mais comuns) e serviços.
Não há como pensar em um site jurídico sem produção de conteúdo informativo. Os profissionais devem reservar um tempo para isso e estarem dispostos a tirar alguns dias de trabalho para escrever.
O ideal é que esses conteúdos possam ser editados, pois as mudanças legislativas são constantes. Ou seja, seu blog precisa ser visto como um investimento prioritário também.
Conteúdo para aumentar sua autoridade
Embora pareça algo muito ultrapassado para algumas pessoas, o uso de blog ainda é muito poderoso para aprofundar o visitante em algum tema.
Quando as pessoas compreendem com profundidade os direitos que você aborda, maiores são as suas chances de conseguir clientes.
Além disso, o blog é uma das formas mais eficazes de desenvolver o marketing jurídico digital no seu escritório. Através do marketing jurídico digital, você pode acelerar seu sucesso exponencialmente.
Se o advogado tiver condições de contar com um profissional qualificado de comunicação – jornalista, publicitário ou relações públicas – para editar o texto, viabilizando a linguagem para o leitor leigo, melhor ainda.
Isso eleva o nível do escritório, diferenciando o advogado dos demais, que falam sem que o seu público possa compreender.
Lembre-se: é de suma importância que você fale uma linguagem que o seu público entenda.Sempre tenha em mente que você não está falando com outros advogados, mas sim com pessoas que, normalmente, são leigas aos termos técnicos da profissão.
Por isso, evite o juridiquês! Além disso, é importante estar ciente de que esse conteúdo é que vai construir sua autoridade na internet.
Evolução para Escritório Virtual
Evoluir para o que chamamos de escritório virtual é um passo ainda maior. Ele deve ser encarado como uma filial do escritório físico que tenha atendimento digital permanente por e-mail, áreas de consultoria self-service, cadastramento de clientes para a o recebimento de material ou textos sobre assuntos de interesse e produção permanente de conteúdo informativo.
Em um futuro breve, o escritório virtual pode vir a se tornar o escritório principal, interrompendo o atendimento presencial.
Para implementá-lo, deve haver um advogado para atender as consultas dentro de um prazo razoável, uma secretária para atender os clientes online, remessa e conferência de documentos pelo correio, etc.
Além disso, é importante pensar em maneiras de atrair visitantes ao site. Ninguém digitará o endereço do site se não houver divulgação, o que é permitido pelo provimento 94/2000 da OAB, desde que siga os parâmetros éticos de publicidade na advocacia.
Por onde começar?
A tendência digital está alcançando também o meio jurídico. Considerar a possibilidade de ser um advogado online ou de ter um escritório virtual é uma boa medida para quem quer se antecipar no mercado.
Possuir um site equivalente a um cartão de visita digital não será suficiente. Investir na criação de um blog com conteúdo informativo publicado com frequência fixa lhe dará autoridade sobre o tema que você desenvolve e facilita o relacionamento com o cliente.
Para auxiliar na divulgação do seu conteúdo, páginas em redes sociais trazem ótimos resultados com pouco investimento. Portanto, comece a seguir as dicas do artigo e aplicá-las na prática!
Conclusão
A advocacia online representa uma transformação significativa na prática jurídica, possibilitada pelo avanço da tecnologia e pela digitalização dos processos. Hoje, advogados podem oferecer uma ampla gama de serviços, como elaboração de contratos, negociações de acordos e assessoria jurídica preventiva, tudo de forma remota.
Isso proporciona maior acessibilidade, agilidade e conveniência tanto para profissionais quanto para seus clientes.
Para obter sucesso nessa empreitada, a ADVBOX conta com um sistema de pontuação por tarefas ideal para facilitar a rotina de trabalho no setor jurídico.
O Taskscore é um inovador sistema de pontuação por tarefas projetado especificamente para escritórios de advocacia e profissionais do direito.
Este sistema atribui uma pontuação a cada tarefa concluída com base em sua complexidade, urgência e importância, permitindo uma avaliação objetiva do desempenho individual e da equipe.